terça-feira, 26 de junho de 2012

As cores de Ícaro...



São João chega, as boas almas sobem. E Foi no dia do Santo, no dia de Xangô menino. Muitas cores. Muito fogo. Muitos sorrisos. Adornam as noites de São João. As bandeirinhas. Bandeirolas. Ele tinha que partir em um dia de festa, isso é fato. Não combinava com ele partir em uma terça-feira cinzenta. Mas em um domingo. Um domingo branco batizado pelo fogo. Apenas as almas corojosas a esse fogo se entregam . Foi tão estranho ver o seu corpo no caixão, vestido de terno e gravata, pálido e gelado, com um sorriso sútil na face. Foi estranho mas não foi ruim, pude comtemplar a beleza de um corpo, mesmo sem vida, um corpo que cumpriu feliz sua missão de ser fiel ao seu dono, ao seu Ícaro. O Ícaro sempre foi mais que o corpo, apesar de seu corpo ser um templo lindo e muy bien habitado, exuberante. Quando vi o corpo que seria agora entregue a terra, pensei, é o ícaro não está mais ali. é incrível como a vida se muda do corpo para outro lugar. Eu queria ter pintado meu rosto. Feito uma festa. Cantado. Feito da sua passagem um festival. Não deu... A tristeza tomou o trono, é impossível não sentir a falta do seu toque, seu sorriso, seu movimento... A saudade de você já é tão, tão grande... mas por outro lado é tão bom saber que és livre... saber que você fez da sua vida, seu tudo... Que você consiga reestabelecer suas forças e seguir sua jornada, "feliz na missão" ... e eu sei que o que você deixa pra mim é o legado da minha própria arte, a qual você sempre honrou, estimulou, apreciou... e também a generosidade de viver as amizades.

Te amo meu caro, ícaro e agora sempre que quiser posso te acarinhar no meu coração...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

E as vezes é tão sútil, e as vezes a voz na minha cabeça tem tanta certeza... (andei guerreando...)

“Esse momento da vida não é fácil de passar: o momento em que todos os seus apegos estão sendo cortados não é fácil. O sofrimento é proporcional ao tamanho do seu apego. Eu sei que, às vezes, você não consegue perceber ao que você está apegado, e somente sente uma secura — o coração fechado. Por isso, eu estou lhe dando uma pista: eu afirmo que você está brigando com alguém. Você está acusando alguém.”

Sri Prem Baba

quarta-feira, 6 de junho de 2012

...Persistência e Perseverança...

Persistência e Perseverança... não serão simples palavras no meu caminhar... serão virtudes conhecidas a cada passo, em cada rim, que prossegue filtrando o sangue, filtrando o sangue, filtrando o sangue, a cada instante e no instante seguinte e assim por diante, é dos rins essa capacidade de persistência, é dos rins essa vontade de viver. E é por eles que começamos a limpar o corpo... esse parte da casa estando limpa é mais provável que tenhamos o necessário persistir na limpeza para dos outros cômodos. Na Bíblia muito se diz, que o Senhor te sondará nos rins, a casa dos teus própositos... é tempo de limpar os rins e escolher quais propósitos os vão habitar.

 De nada também nos adiantam propósitos cegos, sejam por serem demasiados "duros" com o sentido de agirmos apenas por seguirmos as regras ou seja por serem demasiados ilusórios no sentido de sonhar sem ação... Os rins tem ligação com os pés, pelos pés nos chegam o calor, o frio, que nutrem ou afetam o nosso sistema urinário, e é também pelos pés que podermos enxergar o querer de nossos propósitos mais sinceros a cada passo. É do chão que nascem as flores mais perfumosas e coloridas, é no chão que se finca a sólida árvore em que o João de Barro faz abrigo, é no chão, na horizontalidade que os sexos se encaixam perfeitamente...

E eu não me esqueço de apreciar o céu, de pés no chão aprecio as estrelas sem me perder, de pés no chão que vejo Deus pintando nas nuvens, brincando com sua paleta rosa-laranjado-lilás com que ele pinta o céu do cerrado...

Parece que comigo a responsabilidade vem florindo no ritmo em que me permito o Amor, parece que comigo é assim só cresço em responsabilidade se tiver como motivação o Amor... o Auto-Amor, o Amor-próprio... o Amor de me compartilhar com os corações que me cercam, o Amor de dividir um cadinho ou um muito de minha vida íntima com outro ser... o Amor é paciente, é válido que eu não me esqueça nunca, quão paciente é o Amor... a responsabilidade real não vem pelo auto-julgamento... responsabilidade e discernimento chegam naturalmente quando se convida o Amor, chefe imperial dessa comitiva...  eu chamo, tô chamando e vendo chegar...

O Amor Paciente cura e segue curando... Eu sei aonde o calo aperta, aonde a porca torce o rabo... mas o Amor paciente me ensina a me curar.

O Amor paciente me ensina a me curar. O Amor Paciente me ensina a perseverar, cá dentro de minha alma... escalando meu everest, curtindo cada vista que a escalada me proporciona.

Eu te chamo e bem no meu íntimo tu vem... e eu arrebatada me entrego, Amor que me É...

Não diga seus desejos ao mundo sussure-os ao Amor.



Persistindo eu vou seguindo... é meu desafio mais bonito, encontrar o que escolhi ficar mais escondidinho... 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Olê Mulher rendeira, olê mulher rendá...


"renda-se ! ele disse e repetiu como um mantra a noite toda. quando você não vê os resultados de tudo o que plantou, todas as ações que empreendeu, quando você fica no vácuo, renda-se! ele repetiu  a noite toda: renda-se renda-se renda-se.ela achou render-se uma atitude passiva, tipo vida leva eu, ah, deus quis assim....ela não apreciava isso, não acreditava nisso. para ela, render-se era como entregar-se à correnteza, feito peixe morto, ou  aceitar qualquer coisa e dizer; ah, é... deus quis assim, deus escreve certo por linhas tortas.... para ela, o que as pessoas chamavam de deus era uma energia sábia que precisava de colaboradores. mas ele, um artista plástico consagrado, longe desde sempre das tendências do mercado, fiel desde sempre à sua própria assinatura na arte e na vida, repetiu antes de partir : renda-se! eu já passei por isso, pelo vácuo de nada acontecer, renda-se! é o que te tenho a dizer. ela acordou no dia seguinte disposta a compreender o que o amigo aconselhara. pegou um caderno , folhas em branco, um lápis que acabara de ganhar, que escrevia em grafite negro e colorido ao mesmo tempo, e escreveu e escreveu um monte de vezes renda-se renda-se renda-se..... até que voltou à sua mente o seu pai, um homem com imenso convívio com a natureza, ensinando-lhe, desde pequena, a respeitar as forças da natureza, jamais desafiá-las.ele lhe ensinara a perceber , num dia de sol, a observar a cor do rio mudando e anunciando que chove na cabeceira...recolha-se. ele a ensinara a mergulhar  e furar as ondas enormes bem por baixo,chegando a tocar a barriga na areia do fundo, lá onde tudo é calmaria, para não ter a cabeça arrebentada como casca de ovo.porque para essa onda imensa , sua cabeça é frágil como uma casca de ovo, entendeu, filha? ele dizia. olha, presta atenção, se uma correnteza forte no mar te levar, não se debata, bóie e respire, mantenha a calma. se você se debater  e lutar contra ela, tiver medo, vai se afogar. a tendência da correnteza do mar é te devolver para uma praia. então renda-se, não sinta medo nem tente lutar contra uma força que é maior do que você. renda-se. se você se debater, sentir medo, poderá se afogar e o mar te devolverá do mesmo jeito, só que morta. se você respirar e boiar com calma e confiança chegará à praia do mesmo jeito, mas viva. e mais sábia e forte."

a casa desse texto é aqui : http://afinidades-eletivas.blogspot.com.br/ o blog de uma mulher inspirada e inspiradora...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eis o texto prometido... para ReginaLuz.


"O coração é um músculo ocioso. Difere de todos os outros músculos. Quantos movimentos de empurrar e levantar você consegue fazer até que os músculos de seus braços e de seu estômago fiquem tão cansados que você é obrigado a parar? Mas o músculo do coração continuará trabalhando enquanto você viver. Não se cansa porque tem uma fase de descanso embutida em cada batida. Nosso coração trabalha com folga.E se falarmo sde coração no sentido mais amplo, bem no centro dele encontra-se implícito o conceito de descanso como propiciador de vida. Se nunca perdessemos de vista esse lugar central que o repouso ocupa em nossas vidas, nós nos manteríamos jovens. Visto sob essa luz, o repouso não é um privilégio mas uma virtude. Não é privilégio de alguns, que podem dar-se o luxo de tomar um tempo para si, mas é virtude de todos os que se dispõem a dar tempo àquilo que toma tempo - dar o tempo que cada tarefa realmente requer." David Steindl- Rast  - Gratefulness, the heart of prayer.