segunda-feira, 4 de junho de 2012

Olê Mulher rendeira, olê mulher rendá...


"renda-se ! ele disse e repetiu como um mantra a noite toda. quando você não vê os resultados de tudo o que plantou, todas as ações que empreendeu, quando você fica no vácuo, renda-se! ele repetiu  a noite toda: renda-se renda-se renda-se.ela achou render-se uma atitude passiva, tipo vida leva eu, ah, deus quis assim....ela não apreciava isso, não acreditava nisso. para ela, render-se era como entregar-se à correnteza, feito peixe morto, ou  aceitar qualquer coisa e dizer; ah, é... deus quis assim, deus escreve certo por linhas tortas.... para ela, o que as pessoas chamavam de deus era uma energia sábia que precisava de colaboradores. mas ele, um artista plástico consagrado, longe desde sempre das tendências do mercado, fiel desde sempre à sua própria assinatura na arte e na vida, repetiu antes de partir : renda-se! eu já passei por isso, pelo vácuo de nada acontecer, renda-se! é o que te tenho a dizer. ela acordou no dia seguinte disposta a compreender o que o amigo aconselhara. pegou um caderno , folhas em branco, um lápis que acabara de ganhar, que escrevia em grafite negro e colorido ao mesmo tempo, e escreveu e escreveu um monte de vezes renda-se renda-se renda-se..... até que voltou à sua mente o seu pai, um homem com imenso convívio com a natureza, ensinando-lhe, desde pequena, a respeitar as forças da natureza, jamais desafiá-las.ele lhe ensinara a perceber , num dia de sol, a observar a cor do rio mudando e anunciando que chove na cabeceira...recolha-se. ele a ensinara a mergulhar  e furar as ondas enormes bem por baixo,chegando a tocar a barriga na areia do fundo, lá onde tudo é calmaria, para não ter a cabeça arrebentada como casca de ovo.porque para essa onda imensa , sua cabeça é frágil como uma casca de ovo, entendeu, filha? ele dizia. olha, presta atenção, se uma correnteza forte no mar te levar, não se debata, bóie e respire, mantenha a calma. se você se debater  e lutar contra ela, tiver medo, vai se afogar. a tendência da correnteza do mar é te devolver para uma praia. então renda-se, não sinta medo nem tente lutar contra uma força que é maior do que você. renda-se. se você se debater, sentir medo, poderá se afogar e o mar te devolverá do mesmo jeito, só que morta. se você respirar e boiar com calma e confiança chegará à praia do mesmo jeito, mas viva. e mais sábia e forte."

a casa desse texto é aqui : http://afinidades-eletivas.blogspot.com.br/ o blog de uma mulher inspirada e inspiradora...

3 comentários:

  1. sinhá rainha, q lindo!!! obrigada por compartilhar.
    vi teu comentário no wabimauaaah e fiquei tão feliz ao entrar aqui e ler sobre ti, confirmar q as mulheres e homens com coração pulsante e vivo acaba q se encontram,conseguem ir tecendo sim uma rede invisível de energia e ações por uma vida plena.um buquê de rosas pra ti ;)

    ResponderExcluir
  2. ah, e aaaamei o nome TAMBOR DA RAINHA !!!!

    ResponderExcluir
  3. Eba! Que honra você por aqui! Só de entrar em contato com sua energia nos seus blogs me inspirei muito muito! Eu me senti em casa! E ainda há muito mais pra explorar! Gratidão! Seja bem vinda nesse meu mundo de velas, vales, delicadezas e trovão. Sou um alobinha aprendendo a uivar e criar! Flores pra você Simonetta!

    ResponderExcluir