quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Chanoyu



Você conhece a Cerimônia do Chá?

Prepare o chá com a mais profunda gratidão e concentração. Escolha os utensílios: a chaleira (ou samovar), a chávena (ou xícara) e as ervas e flores tendo em vista a beleza, os aromas, as cores, a delicadeza.

Limpe os objetos e decore os recintos onde que o chá será preparado e servido, prestando atenção nos detalhes.

Faça um arranjo simples de flores em um vaso especial e ponha-o onde você irá tomar o chá. Coloque uma linda toalha na mesa. Com movimentos lentos, suaves e, sobretudo graciosos, coloque a água para ferver. Acrescente com reverência as ervas no bule, sobre a água já aquecida. Tampe e aguarde a extração dos ativos.

Permaneça sentada, serenamente, enquanto a infusão se completa (10 minutos).

Despeje o chá com todo o cuidado e mantenha a xícara nas mãos, sentindo o calor do líquido e observando a beleza do recipiente que o contém. Respeite as folhas e flores do chá e aprecie sua fragrância.

Depois de tomá-lo, limpe os utensílios, o bule e a xícara, e guarde-os.

Fonte Doce limão


Algumas ervas que me vêm me acompanhando, ótimas inclusive para os dias de lua, em que sangramos por entre as pernas...

Camomila - essa florzinha faz um carinho no nosso sistema nervoso, e ainda auxília o sistema digestivo acalmando o estômago e dando atenção especial ao fígado. E um fígado bem amado proporciona uma saúde emocional indescritível. Vale tomar uma xícara pequena após as refeições e também antes de dormir. Também é boa para despertar delicadamente o dia.

Cavalinha -  essa senhorinha é mágica, auxília na limpeza dos rins, eliminando toxinas antigas, proporciona hidratação profunda ao corpo, melhorando aparência da pele e por tonificar os rins cessa a queda de cabelos e a retenção de líquidos ao redor dos olhos. Leia-se olheiras... rs.

Salsinha - temperinho desprentesioso que guarda em si um tesouro, ferro, cálcio e muita vitamina C. Um chá dessa erva é um bálsamo capaz de movimentar suavemente nossos líquidos e deságuar o que não importa. Promove a circulação. Com toda elêgancia ela diz Xô estagnação!

Capim Limão - esse matinho traz calmaria, vem dizendo vamos deixar de ansiedade, de novo vem serenar o aparelho digestivo e também trabalha com efeito diurético. Além de perfumar a casa. Tomado antes de dormir é mesmo que uma prece.

Dente-de-Leão - No Nordeste, é conhecido por "esperança" (abre as janelas e deixa a "esperança" entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde). Sim, realmente é, esse cházinho desintoxica, traz pra nossa vida a nutrição do sabor amargo. Cuida da vesícula biliar e do fígado, como consequencia disso também dá apoio ao sistema reprodutor equilibrando disturbios menstruais. E como pra depurar é preciso deixar sair, ele também aumenta o xixi e dá apoio aos instestinos.

Alecrim - uma xícara de chá de alecrim, traz ao centro do nosso corpo o sol, a vitalidade, o calor de querer bem, estimula o metabolismo, traz melhor irrigação aos tecidos, é ótimo pra estudar e manter o foco. No caso de caspa e queda de cabelos é bom enxaguar a cabeça com uma água de alecrim. No nosso caso, Rainha, Mulheres, o Alecrim é a planta do Amor, um banho de alecrim prepara a aura para atrair e receber um amor verdadeiro de um homem.


Todas esses chá são preparados em infusão, o segredo é sempre moderação, pouquinha erva na água já faz milagres. A salsinha não precisa ser tão pouquinho podemos ser mais generosas. A melhor dica é conhecermos o nosso corpo e as nossas necessidades. Se preciso consultar um profissional de fitoterapia ou pedir socorro a uma curandeira de confiança. E no caso das gestantes o ideal é não se aventurar. No mais o reino da natureza nos permite experimentar, é só adentrar com respeito e sempre moderar. O texto sobre a cerimônia do chá eu encontrei no site da Conceição Trucom, o pequenino alfarrabio sobre as ervas escrevi com palavras próprias, usando como base pesquisas e minhas expêriencias com essas plantas.


com direito a trilha sonora ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário